sábado, 11 de novembro de 2006

A ti, Anónimo

Não sei porque decidiste começar a enviar estes comentários, não sei porque te decidiste agora pedir-me desculpa... Não sei porque te escondes ou porque não me dizes quem és... talvez não estejas ainda preparado para saberes a minha reacção, talvez te sintas inseguro, talvez te escondas atrás de outras revelações... Mas não passam de meras suposições de uma curiosa. Se me conheces como dizes, podes já ter uma ideia da minha reacção quando te descobrir.
Sim, estou intrigada. Não sei quem és e demonstras conhecer-me mais do que um simples conhecido. Estou em desvantagem, é certo. Na verdade, podes falar comigo todos os dias ou quase e eu nem a mínima ideia tenho de quem sejas.É claro que gostava de saber quem és, ao mesmo tempo, gostava de ter mais pistas para poder ligá-las a ti... sejas lá quem fores... Já não dizes nada há algum tempo e não percebo porquê. Fizeste uma pergunta à qual te respondi imediatamente. Desde então que te manténs em silêncio... Tenho a certeza que não foi por algo que eu tenha dito nessa resposta. Mas então, porque foi? Confesso que o que mais me intriga aqui é saber o porquê da tua necessidade em pedir-me desculpa... agora. Porque não na altura em que dizes ter-me desiludido? Porquê agora? Porquê por aqui, em público? Porquê atrás do mundo virtual? Porquê esta ambivalência?
Tenho mil e uma perguntas a fazer-te, mas todas se resumem a uma: quem és? Talvez por aí eu perceba porque só agora me pedes desculpa por teres mentido e desiludido. Provavelmente não te vais revelar tão cedo... Mas deixas-me a pensar que esta tua forma de me contactar seja a tua única solução para conseguires mais atenção da minha parte... será?! Será esta a tua tentativa de despertar a minha atenção? E se for, porque será que não a tens (a minha atenção) pela forma mais natural (cara-a-cara)? Estou certa a pensar assim?
Espero que não me voltes a desiludir...

20 comentários:

Anónimo disse...

Pois é! Os blogs são coisas muito curiosas. Qualquer pessoa pode chegar aqui e deixar o seu comentário a um post escrito por pessoas que, geralmente, conhecemos. Mas a internet elicitou estas questões... Quem será que escreve o quê? Quais as intenções que lhe estão subjacentes? Mas será que é o que a pessoa pensa, ou aquilo que ela considera ser o correcto a dizer?! Poderiamos continuar aqui a falar sobre a ética de escrever e comentar o que os outros dizem, num pedaço de espaço virtual que chamam de «seu»...
Mas se pensarmos bem, e a fundo, esta é a forma mais simples de desiludirmos e de mentirmos a alguém!
Não dizemos quem somos, escondemos a face quando queremos pedir desculpas... Seja pelo que for... As desculpas evitam-se... Os sentimentos falam-se frente a frente e cara a cara... Não porque assim a pessoa demonstra mais coragem... Mas sim, porque desta forma, é impossível mentir.
Podem até alegar que é fácil esconder os sentimentos! Mais uma mentira... se a nossa face não mostrar comoção, arrependimento, alegria, tristeza, raiva, então não estamos a sentir nada. É dicotómico e infalível! A emoção está sempre acompanhada destas reacções físicas...
Tudo bem... podem disfarçá-las! Podem... Mas mesmo assim, será que conseguem? Pensem em quantas vezes sentiram aquele desconforto perante palavras belas e doces de alguém... Contamos com o nosso 6º, 7º ou 8º sentido... Mas não se imitam emoções... outro dos seus axiomas: só as reais é que têm impacto nos outros!
Mas voltando ao ponto onde vos deixei... Escondermo-nos atrás de palavras e enigmas todos fazemos... Mas aquele que sente, mostra tal e qual o que sente, como sente, sem enigmas, sem disfarces, sem máscaras...
Hummm... Pensem nisso... Podia não deixar nome... Mas vou assumir a minha visão da vida, por mais anónima que seja!!!

Anónimo disse...

uau, sinto-me lisonjeado. Pela primeira vez em tantas que ja falei contigo, tiveste a coragem de deixar o teu coração falar.Lembras-te quando te disse no primeiro post que fiz que as pessoas raramente dissem o que lhes vai verdaeiramente na alma?Pois bem...parabens.Acabaste de o fazer. Desculpa se fiquei muito tempo se m dizer nada, mas estive ocupado fora da cidade. sabes, a coragem é uma coisa engraçada... ja paraste para pensar que se senti necessidade de te pedir desculpa é porque sinto que um dia te falhei? e eu não preciso de me esconder para ter a tua atenção. E pensares assim, entristece-me. Mais, ja paraste para pensar que se me escondo, por agora, pode talvez ser por mim?Uma forma de te poder dizer; Desculpa. Uma forma de o poder fazer sem ter que ser julgado. Não é uma questão de cobardia. Sabes, a coragem é uma coisa engraçada. Tu disses que eu não tenho corajem de dizer ou mostrar quem sou, eu digo que tenho a corajem de pedir desculpa, quando já ninguém neste mundo o faz. Já paraste para pensar que eu mem manter como anónimo é uma forma de perdwer algum orgulho que tenho e admitir que errei?Isto, ainda que não a 100% é corajem. e se te desiludo, mais uma vez, desculpa.´~ao, não me sinto preparado para ser julgado, como sei q instintivamente todos fazemos.E para responder à tua pergunta, de porquê desta forma, esta é a unica q encontrei para poder expressar os meus receios. e se tes mil perguntas a fazer, força, dispara! proemto estar aqui e responder-te a todas elas.De todas as vezes que estive contigo e ja foram algumas, que sentia sempre que tinhas mais dentro do teu coração, mais do que mostravas, mais do que dizias, mas por qualquer razão não o fazias. devo dizer que este post me surpreendeu. Não achasva que o conseguisses fazer-isto é, deixar o coração falar. E será que te conheço como mais que simples amigo?Ou será que tento conhecer-te como amigo?Depende da forma como te mostras a mim, mas como não sabes quem eu sou, não podes re4spinder a esta questão, certo?Na tua cabeça, esta a surgir uma pergunta;A quem eu me dou a conhecer como mais que conhecida? E agora deves estara de caneta em mão a fazer uma lista. Pelo menos uma lista mental. A questão é, será que eu te conheço como conhecida ou como amiga? Mas será que tu te dás a conhecer como conhecida e eu tento ver mais além de ti, da tua cara e penetrar dentro do teu coração e dos teus pensamentos? Ou será que eu género profiler e tento fazer um quadro psicologico das pessoas?Ok agora está a pensar sou algum (a) ex colega. E olha que não estás em desvantagem.Eu é que estou. E a questão da insegurança que eu supostamente sinto, está a ser por ti colocada ao contrário. Eu estou bastante seguro da amizade que sinto por ti. Mas estaras tu segura da tua?Não será por sentir essa tua insegurança, que pre4firo, por agora manter anonimato? Já agira, posso-te perguntar que signo és. E sim eu sei quando fazes anos. Apesar de este ano não te ter dado, pelo menoa atempadamente os parabéns.
Será que algume so consegue a atenção de alguém pela cortina do anonimato?Não é atenção que quero. É conhecer-te! Como tu verdadeiramente és. Mas mais importante, é mostrar-te que tu tens mais do que mostras. Como agora, neste post. Mostraste uma vertente tua que eu desconhecia e já te conheço há algum tempo. Bem...vou ter que desligar, mas eu continuo por aqui, quando quiseres...

Ana Rita Centeno disse...

Bem, eu agradeço-te todo o trabalho que tens tido com este enigma todo. Até é giro e tal. Mas a verdade é que nesta altura não tenho muito tempo disponível para me debruçar sobre este assunto, e já tenho usado bastante. Por muitas voltas que dê à cabeça ou muitas listas que faça, a verdade é que os dados que tenho és tu que me dás e não tenho forma de confirmar se são verdade ou não. Tenho algumas luzes de possíveis pessoas, mas, como te digo, nada de certezas.

Sinceramente, acho que já é tempo de me dizeres quem és... mas isso depende de ti.

Ah, e não te vou dizer o que acho das coisas que dizes por aqui porque acho que o devo dizer à "pessoa" e não à "ideia de uma pessoa". Chama-lhe ética, eu chamo personalização!

Ana Rita Centeno disse...

Agora optaste pelo silêncio?! Não sei porque me pedes desculpa por me desiludires se agora tás a ir pelo mesmo caminho... no mínimo dizes quem és, não?! Já era tempo...

Anónimo disse...

Silêncio eu? coloquei o ultimopost há uma semana. A palavra silêncio tem uma conotação traiçoeira não tem. As pessoas dão-lhe um aspecto negativo. Sabes que na implantação da Republica dos EUA a palavra silêncio teve um papel fundamental. Silence Dogwood foi o pseudónimo utilizado por Ben Franklin para publicar mensagens secretas no Jornal New England e assim comunicar com os seus apoiantes, sem que os ingleses desconfiassem?
Eu mantenho este anonimato pelas razões que te disse, mas houve uma que não disse que pensava que chegavas lá por ti. Pensa! Quem é que tu conheces que te conhece como eu?A quem te deste a conhecer como a mim? Isso devia riscar muita gente. Será que eu te conheço como tu não me conheces? Agora sou eu que posso ficar desludido.

Ana Rita Centeno disse...

É óbvio que as minhas suspeitas não as digo por aqui, mas também não as escondo no dia-a-dia. E se ainda não ouviste nada então é porque não nos damos muito...

Lamento mas eu não posso desiludir quem não conheço, ou, pelo menos, não sei quem é!

Ah, e se tivessemos falado nos últimos tempos, também saberias que não ando com muito tempo disponível para me armar em detective... sabe-se lá porquê. Ou será que sabes? Porque será que não tenho tempo?

Outra coisa... fiquei curiosa... o que dizes saber de mim não é assim tanto como deste a entender no início. Afinal como é que me conheces? Quem sou eu pra ti?

Anónimo disse...

Nesses dias a ideia que tenho de ti (e não preciso ter sido da tua turma para o saber) é de que eras uma pessoa doce, muito querida, atenciosa, amiga dos amiga dos amigos. Muito feminina no sentido poético da palavra, com uma personalidade bem vincada e definida. No entanto, no final do último ano lá algo aconteceu, antes mesmo do teu aniversário que tornou de certa forma mais amarga, mais...limão do que mel. e até há bem pouco tempo, era assim, que vias a vida e as outras pessoas. No entanto isso alterou-se, ou pelo menos eu penso que sim. Diz-me uma coisa; és ciumenta ou não queres saber? ès controladora ou não te interessas? és despegada das pessoas de quem gostas ou tentas tirar o máximo dessas pessoas? E se responderes sim a estas questões todas, desde quando o és. sabes, no teu ultimo ano no liceu (as aulas acabaram em Julho) fizeste anos no dia em que Portugal jogou com a Inglaterra e estava a perder por 2-0 e ganhou 3-2. >foi uma reviravolta incrivel. De certa forma isso também aconteceu contigo, no entanto isso agora voltou-se a alterar e voltei e ter a ideia de ti que tinha no liceu. Não a percas. Uma última pergunta, alguma vez deste o teu coração a alguém? Pensa nisso.

Ana Rita Centeno disse...

Tens a certeza que é mesmo de mim que falas? Se sim, então responde-me com a minha data de nascimento. Já agora... houve outra coisa que marcou o meu dia de anos nesse ano, o que foi?

Preciso ter a certeza que sou mesmo eu o teu "alvo" neste jogo do "gato e do rato"...
Há coisas muito acertadas, há outras que não fazem muito sentido se me conheces assim tão bem... Por exemplo, porque me fazes essas perguntas?

Anónimo disse...

Em relação ao te dia de anos, nesse ano, não me lembro bem,m deve ter a ver com o bruno, o teu ex. Isso lembro q te marcou mt.
o teu dia de anos, se bem lembro é o 20 de setembro.Pronto se calhar errei o dia,m n o mês. ou será 11?desculpa.
para tentar descobrir quem é a verdadeira Ana Rita Centeno e descobrir se realmente continuas a ser a pessoa especial que conheci. no teu dia de anos ficámos tds sentados no chão enqt o david fazia as palhaçadas dele, c o mochila cor de laranja. eu estive lá. e quando lá cheguei estavam a ouvir corrs. Ainda não vês quem eu sou?estive lá, na tua festa. e houve uma pergunta q t fiz, pois ainda antes de acabarem as aulas, ficaste chateada c o bruno, q ainda andavas c ele e ele foi à praia c amigos e n foi contigo. sempre me pareceste uma pessoa mt independente,m algo insegura ao mesmo tempo,ciumenta ate. e eu em relação a ti tenho mt a perder e n quero perder.

Ana Rita Centeno disse...

Limito a minha busca então... Como deves saber, tenho fotos desses anos (como de todos os outros, e já foram muitos...), o que me dá uma "noção" das pessoas que estavam presente :D

Se eu for falar directamente contigo, negas?

Anónimo disse...

só para dizer que nunca tive uma mochila cor de laranja! quem tinha uma era o diogo... ok palhaçadas isso sim era cmg. =D

Anónimo disse...

tens razão, era mesmo o diogo, tinha uma mochila cor de laranja da Eastpack.!peço desculpa pelo engano! mas das palhaçadas lembro-me! Ah!
Durante algum tempo vou estar fora, pelo que vou ficar um bocadinho de tempo sem escrever.Mas quando regressar gostava que soubesses quem eu sou.

Ana Rita Centeno disse...

AHA!!! És o GYZMO!!!

Anónimo disse...

Isso n é o nome do teu gato =s?? (PS: sem kerer ofender nng, claro =) )

Ana Rita Centeno disse...

E tu és o anónimo? :D

Ana Rita Centeno disse...

Pa ser o Gyzmo faltam alguns "miaus" e "fffsssssttt's" no meio das conversas...

Anónimo disse...

lollll, não, n sou eu o "anónimo" =p. Eu conheço-te á relativamente pouco tempo e n fui a esse teu Aniv...logo eu tou "fora do Roll de hipoteses" =p. O Gyzmo pode n ter posto esses "miausss" e "fffssstttt's" no meio só pra 'enganar' e passar despercebido =p hihihihi

Ana Rita Centeno disse...

Não me confundas, não me confundas!

Ana Rita Centeno disse...

Ouvi dizer que quando regressasses ias querer que eu soubesse quem tu eras... e eu também gostava de poder dizer:

"E PUFFF fez-se o chocapic!"

Ana Rita Centeno disse...

Até acho que está naquela altura de trocar prendas e tal...

Neste momento ainda és o Pai Natal... aquele que não existe!